top of page
  • Foto do escritorAdmin

Pacientes com câncer de mama devem redobrar os cuidados para evitar o novo coronavírus

A Sociedade Brasileira de Mastologista faz um alerta às mulheres com diagnóstico atual de câncer de mama e que estejam em tratamento, principalmente quem realizou cirurgia recente e está passando por sessões de quimioterapia e radioterapia.


Por apresentar uma certa deficiência imunológica, essas pacientes são consideradas mais vulneráveis e precisam redobrar os cuidados no seu dia a dia para evitar o contágio do novo coronavírus.


Nas próximas semanas, o número de casos de Covid-19 (doença provocada pelo novo corona vírus) deve aumentar e as pacientes que estiverem nessas condições devem seguir rigorosamente as recomendações de prevenção da Organização Mundial da Saúde (OMS) e do Ministério da Saúde.


Seguem abaixo as principais recomendações:


  • O primeiro passo é evitar o pânico. Tente filtrar o grande volume de informações e de notícias desagradáveis.


  • Evite beijos, abraços e apertos de mão. Todos vão entender a necessidade de cumprimentar apenas com um sorriso à distância.


  • Evite visitar idosos acima de 60 anos, um dos principais grupos de risco.


  • Lave sempre as mãos e procure não tocar o rosto. Essa lavagem deve ser rigorosa, incluindo todos os dedos, punhos, etc.


  • Higienize as superfícies de objetos comuns com álcool gel 70%, como celulares, chaves, teclado, etc. Se tiver contato com algum objeto externo, higienize as suas mãos em seguida.


  • Use máscara sempre que for sair de casa. As máscaras de tecido podem e devem ser utilizadas, desde que tenham dupla camada e sejam lavadas diariamente.


  • Evite aglomerações. Se puder, permaneça em casa e evite locais fechados, com muitas pessoas. Quando for ao médico, agende em horários com menor lotação e com a menor exposição possível.


  • No caso de sintomas que lembrem uma gripe, é preciso procurar atendimento médico para uma avaliação mais detalhada.



Algumas iniciativas também ajudam a melhorar a imunidade como se alimentar bem e de forma saudável, dormir bem de 7 a 8 horas por noite, praticar exercícios físicos leves ou moderados de forma regular, manter o peso adequado, evitar o estresse e não consumir bebidas alcoólicas.



IMPORTANTE:


>>> Mulheres que já passaram pelo câncer de mama e encerraram o tratamento ou estejam passando pelo tratamento de hormonioterapia são consideradas com saúde normal e devem seguir as mesmas orientações de prevenção da população em geral.





11 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page