Admin
Pacientes com câncer de mama devem redobrar os cuidados para evitar o novo coronavírus
A Sociedade Brasileira de Mastologista faz um alerta às mulheres com diagnóstico atual de câncer de mama e que estejam em tratamento, principalmente quem realizou cirurgia recente e está passando por sessões de quimioterapia e radioterapia.
Por apresentar uma certa deficiência imunológica, essas pacientes são consideradas mais vulneráveis e precisam redobrar os cuidados no seu dia a dia para evitar o contágio do novo coronavírus.
Nas próximas semanas, o número de casos de Covid-19 (doença provocada pelo novo corona vírus) deve aumentar e as pacientes que estiverem nessas condições devem seguir rigorosamente as recomendações de prevenção da Organização Mundial da Saúde (OMS) e do Ministério da Saúde.
Seguem abaixo as principais recomendações:
O primeiro passo é evitar o pânico. Tente filtrar o grande volume de informações e de notícias desagradáveis.
Evite beijos, abraços e apertos de mão. Todos vão entender a necessidade de cumprimentar apenas com um sorriso à distância.
Evite visitar idosos acima de 60 anos, um dos principais grupos de risco.
Lave sempre as mãos e procure não tocar o rosto. Essa lavagem deve ser rigorosa, incluindo todos os dedos, punhos, etc.
Higienize as superfícies de objetos comuns com álcool gel 70%, como celulares, chaves, teclado, etc. Se tiver contato com algum objeto externo, higienize as suas mãos em seguida.
Use máscara sempre que for sair de casa. As máscaras de tecido podem e devem ser utilizadas, desde que tenham dupla camada e sejam lavadas diariamente.
Evite aglomerações. Se puder, permaneça em casa e evite locais fechados, com muitas pessoas. Quando for ao médico, agende em horários com menor lotação e com a menor exposição possível.
No caso de sintomas que lembrem uma gripe, é preciso procurar atendimento médico para uma avaliação mais detalhada.
Algumas iniciativas também ajudam a melhorar a imunidade como se alimentar bem e de forma saudável, dormir bem de 7 a 8 horas por noite, praticar exercícios físicos leves ou moderados de forma regular, manter o peso adequado, evitar o estresse e não consumir bebidas alcoólicas.
IMPORTANTE:
>>> Mulheres que já passaram pelo câncer de mama e encerraram o tratamento ou estejam passando pelo tratamento de hormonioterapia são consideradas com saúde normal e devem seguir as mesmas orientações de prevenção da população em geral.
