Sabe aquela sua "mamografia antiga"? Aquela que você fez no ano passado e não sabe aonde guardar..? Então, ela ainda pode ser útil!
Isso porque o mastologista pode analisar os exames antigos e comparar com os exames atuais, tranquilizando o paciente diante de algumas dúvidas que possam existir...
>>> De forma geral, alterações mamárias que permanecem inalteradas por mais de dois anos possuem características BENIGNAS!
Na prática, isso pode evitar uma biópsia desnecessária!
>>> Por outro lado, lesões que não existiam nos anos anteriores e apresentaram um surgimento recente podem ser consideradas suspeitas apesar das características no exame.
Na prática, isso pode evitar um diagnóstico tardio do câncer de mama!
Mas ATENÇÃO: o filme ("chapa") da mamografia é extremamente sensível ao calor, à umidade, exposição ao Sol, atritos, etc.
>>> Por isso, não molhe e não dobre a sua mamografia! Guarde os filmes em ambiente seco e com pouca luz!
Na foto abaixo, vejam um exemplo de mamografia que foi exposta ao Sol por muito tempo, dentro do carro. Nesse caso, ficou impossível de analisar o exame e a paciente precisou repetir o exame...
Em resumo: guarde os exames de imagem da mama em local apropriado e leve-os quando for repetir os exames e/ou na consulta médica!
Recebam um grande abraço,
Leo